sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Em defesa dos feriados nacionais.

Nunca consegui compreender os ataques recorrentes que surgem contra os feriados nacionais, por empresários que os culpam injustificadamente pelos problemas de produtividade do país. Na verdade, os feriados são dias de celebração colectiva de eventos de carácter nacional e religioso, e embora sejam utilizados para o repouso dos trabalhadores, a verdade é que não é essa a sua função, mas antes de permitir às pessoas participar nas festividades comemorativas associadas a esses dias. É esse o motivo por que o Estado obriga as empresas a encerrar nesses dias e reconhece aos trabalhadores o direito à correspondente remuneração.
Não há por isso qualquer justificação para abolir feriados. Pretender abolir o feriado do Primeiro de Dezembro, dia em que se festeja a Restauração da Independência de Portugal, a pretexto da integração ibérica das empresas, é uma proposta que atenta contra o património histórico do País, que temos o dever de transmitir às gerações seguintes. Embora seja membro da União Europeia, Portugal é um Estado independente e não uma região de Espanha, e os nossos empresários deveriam ser os primeiros a lembrar-se disso.
Respeite-se o direito do País a comemorar os dias mais significativos da sua história.

Um comentário:

ernestino disse...

Subscrevo totalmente o conteúdo do blog; só a desmedida ambição, a fúria de capitalização rápida a qualquer preço levará empresários Portugueses a querer abolir os feriados de celebração Nacional.
Quanto aos empresários não nacionais, haverão que ter em conta a velha máxima de, "em Roma sê Romano".