segunda-feira, 3 de março de 2008

A vitória de Putin.


O resultado obtido por Dmitry Medvedev nesta eleição não deve elidir o facto de que o homem forte da Rússia continua a ser Vladimir Putin. As declarações do presidente eleito após serem conhecidos os resultados confirmam o seu total alinhamento com o seu antecessor, que agora irá nomear Primeiro-Ministro.
Esta alteração representará por isso claramente uma deslocação do poder na Rússia para o Governo, passando o Presidente a assumir uma posição mais reservada. Efectivamente, não é previsível que Medvedev venha alguma vez a entrar em choque com Putin.
A recuperação do peso político da Rússia na esfera internacional é um dos maiores êxitos que se podem assacar a Vladimir Putin. Pessoalmente não julgava possível essa recuperação, estando ainda tão viva a memória do colapso da União Soviética, e verificando-se a crescente expansão da Nato e da União Europeia para Leste. A subida dos preços do petróleo e do gás, aliada a uma gestão económica com mão de ferro pouco usual num sistema de mercado, levou porém a uma recuperação económica da Rússia, e para ela voltam a olhar os povos eslavos da Europa, como o caso do Kosovo demonstra.

Nenhum comentário: