sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O curso de Direito em Angola.

Enquanto em Portugal o Governo obrigou irresponsavelmente as Faculdades a reduzir os cursos de Direito, prejudicando gravemente a formação dos nossos juristas, em Angola tomam-se as decisões correctas.

Como salienta o Decano da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, o Professor Doutor Raul Araújo, nesta excelente entrevista na UAN "o curso vai manter o período de cinco anos. Não aderimos à ideia de Bolonha, de encurtar o tempo. Achamos que cinco anos é o tempo necessário para se fazer a formação dos juristas". Tem toda a razão, assim como tem razão quando refere que "o tronco de Direito Civil (…) é a estrutura fundamental e o suporte desta Faculdade" e que por isso em relação a disciplinas como "Introdução ao Estudo do Direito, Direito Civil, Obrigações, Direitos Reais, Direito da Família, Direito das Sucessões, esse tronco manteve-se inalterável".

É pena que em Portugal falte a tanta gente a capacidade de ver esta evidência e se tenha insistido num processo de redução dos cursos de Direito que só poderia dar mau resultado.

Nenhum comentário: