sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A entrevista do Bastonário.

A entrevista do Bastonário à RTP1, que pode ser vista aqui é seguramente perniciosa para a Ordem dos Advogados.
Marinho e Pinto tem todo o direito, como Bastonário da Ordem dos Advogados, de lançar uma campanha nacional de denúncia contra a corrupção, uma vez que tal fazia parte do programa com que se submeteu a sufrágio, e que lhe proporcionou uma grande vitória eleitoral.
Mas a partir do momento em que lança essas denúncias, não pode, sob pena de perder a credibilidade, deixar de concretizar as acusações, pedindo aos jornalistas que façam esse trabalho. E também não me parece correcto que desvalorize o inquérito judicial entretanto aberto, dizendo que as suas denúncias são "políticas". E ainda acho criticável que depois diga que não falou como Bastonário mas como "Provedor do Cidadão", expressão que usou precisamente como slogan na sua campanha eleitoral, e não constitui nenhum cargo autónomo.
Mas o mais grave é ter revelado a sua opinião sobre o Processo Casa Pia nos termos em que o fez, dado que se trata de um processo ainda em julgamento e em que a expressão desta opinião do Bastonário lesa naturalmente a posição dos Colegas que o patrocinam, já tendo um deles exprimido as suas queixas aqui.
Por último, é pena que com estas declarações bombásticas a denúncia da injustíssima remuneração instituída para o trabalho dos Colegas que trabalham no acesso ao Direito tivesse passado praticamente despercebida.

Nenhum comentário: