quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

As primárias no New Hampshire


As primárias do New Hampshire trouxeram surpresas na corrida eleitoral norte-americana com as vitórias de Hillary Clinton e Johh McCain já apelidados "the comeback kids". Se já era esperada a recuperação de John McCain no New Hampshire no campo republicano ("the mac is back"), aparece como totalmente imprevista a vitória de Hillary Clinton no campo democrata face aos resultados que as últimas sondagens indicavam. Sobre o fiasco das sondagens, encontra-se aqui uma interessante análise, mas o que me parece é que a velocidade dos actuais meios de comunicação com os eleitores torna já desactualizadas as sondagens no momento em que que são apresentadas. E factores emocionais de última hora como as lágrimas de Hillary Clinton pesam muito no momento do voto.
Este resultado do New Hampshire é um sério revés para Barack Obama que parecia ter, com a sua estrondosa vitória no Iowa , uma passadeira vermelha estendida até à Casa Branca. Se Hillary Clinton não conseguisse ganhar em nenhum estado antes da super terça-feira de 5 de Fevereiro, pareceria inevitável que nesta data fosse confirmada a nomeação de Obama. Tendo ela ganho o New Hampshire, os resultados do próximo dia 5, em que se realizarão primárias simultaneamente em 24 estados, são imprevisíveis.
Mas eu pessoalmente continuaria a apostar na nomeação de Obama no campo democrata. Já no campo republicano, se não fosse a incógnita de Rudy Giulani ainda não ter ido a primárias, as minhas apostas iriam no sentido de ser John McCain o nomeado. Mike Huckabee dificilmente voltará a obter a vitória que o voto religioso lhe proporcionou no Iowa (e Mitt Romney tem vindo a constituir uma desilusão.

Nenhum comentário: