segunda-feira, 23 de junho de 2008

A situação no Zimbabwe.


Não há nada mais revoltante que um ditador ensaiar a realização de eleições, convencido de que se manterá no poder, e perante a clara rejeição popular manifestada em urnas, ameaçar manter-se no cargo à lei da bala. É o que infelizmente estamos a assistir no Zimbabwe de Robert Mugabe. Trata-se de um comportamento escandaloso, pois rouba a legítima esperança de um povo à mudança de um Governo que nos últimos tempos só lhe tem trazido miséria e repressão.

Em consequência desta atitude de Mugabe, o líder da oposição, Morgan Tsvangirai já declarou que não irá participar na fraude eleitoral que todos adivinham, posição que se justifica inteiramente até por receio pelos riscos para a vida e liberdade dos seus apoiantes. Perante esta atitude, o Governo do Zimbabwe responde com um patético apelo à participação nas eleições, quando é incapaz de assegurar que elas decorram de forma livre e justa.

A única pergunta que há a fazer é esta: até quando a Comunidade internacional vai continuar a assistir impotente perante esta grosseira violação dos direitos humanos no Zimbabwe?

Nenhum comentário: