terça-feira, 1 de julho de 2008

O Tratado de Lisboa em risco.


Depois de o Presidente alemão, Horst Koehler, ter decidido aguardar pela decisão do Tribunal Constitucional para proceder à ratificação do Tratado de Lisboa, vem agora o Presidente polaco, Lech Kaczynski, declarar que não irá assinar o Tratado, por o considerar sem substância após o referendo irlandês. Isto para além dos problemas já esperados que a ratificação irá necessariamente enfrentar na República Checa. Neste momento, não sei se alguém apostará com segurança na entrada em vigor do Tratado.

Tudo isto demonstra mais uma vez que efectuar a construção europeia contra a vontade dos cidadãos europeus, e procurando por isso assegurar que estes não sejam ouvidos, é um caminho muito perigoso. O Tratado de Lisboa até pode vir a entrar em vigor, depois da inevitável pressão que irá ser realizada sobre os irlandeses. Mas este processo feriu de morte a legitimidade das instituições europeias. Por aqui se vê que ignorar o voto dos cidadãos europeus não compensa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa noite, dado que o mesmo já foi ratificado pelos Estados-Membros, qual é o verdadeiro "perigo " do Tratado de Lisboa? Estamos a caminhar para uma Federação? Apesar do sucessivos avanços e recuos..taís como o recuo no Tratado Constitucional....