domingo, 20 de janeiro de 2008

Os resultados do Nevada e da Carolina do Sul.


Os resultados das primárias no Nevada, ao permitirem novas vitórias a Hillary Clinton e a Mitt Romney, permitiram a estes candidatos eliminar os revezes iniciais, e voltar a colocá-los na "pole position" para a nomeação. Não me parece, porém, que a nomeação republicana venha a cair para Romney, já que apesar das suas sucessivas vitórias no Michigan, Wyoming, e Nevada, o facto de John McCain ter vencido o New Hampshire e agora a Carolina do Sul, estados considerados muito mais decisivos, leva a crer que será ele o nomeado. Isto se Rudy Giulani, que até agora tem adoptado uma estratégia eleitoral desastrosa, não tiver ainda uma palavra a dizer.

Do lado democrata, a vitória de Hillary Clinton no Nevada não me parece suficiente para que o fenómeno Barack Obama se possa considerar afastado. No Nevada, Obama teve 45% dos votos contra 51% de Hillary Clinton e o afundamento de John Edwards com 4% levará inevitavelmente à centralização do voto nestes dois candidatos, o que poderá aumentar as possibilidades de Obama.

Neste momento, a escolha republicana parece assim vir a concentrar-se entre McCain e Romney e a escolha democrata entre Clinton e Obama. Aguardemos pelos próximos resultados para verificar se esta tendência se confirma.

Nenhum comentário: