terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sarkozy e os ciganos.

A decisão do Presidente francês Sarkozy de expulsão das comunidades ciganas de França constitui um grosseiro atentado aos direitos humanos e uma ofensa brutal aos valores europeus. Naturalmente que qualquer Estado tem o direto de controlar a imigração no seu território, mas não é aceitável a prática de expulsões selectivas, baseadas na pertença a minorias étnicas. Sarkozy, com esta atitude, vai de certeza conseguir os votos da extrema direita, essenciais para a sua reeleição, mas lesou a imagem da Europa enquanto espaço comum de liberdade. Não há ninguém que lhe lembre a divisa de França: "Liberté, Egalité, Fraternité"?

5 comentários:

A.R. disse...

Subscrevo por inteiro.

ernestino disse...

Os ciganos, bem como outras minorias, mas especialmente estes, são um problema transversal a toda a Europa Comunitária. Urge resolver o problema com medidas de fundo que não se extremem na expulsão.
A questão de fundo radica num analfabetismo quase generalizado potenciado pela nomadismo destas minorias que, por tradição praticam o parasitismo social como modo de vida.
Esta forma de parasitismo social tem sido levada ao extremo, comandadas por mafias organizadas que lançam estes infelizes em países mais ricos da UE para praticarem a mendicidade agressiva, crimes de roubo e esbulho, por vezes acompanhados de crimes de sangue, desde que, daí retirem mais valia económica.
Urge pois, criar normas de discriminação positiva, obrigando a comunidade cigana a frequentar a escola, especialmente as crianças destas minorias, incutindo-lhes valores de vivência social em paridade com os outros cidadãos, mormente explicando-lhe os seus direitos, o respeito pelas leis e pelos direitos dos outros.
Até lá, os cidadãos pagadores de impostos não têm que suportar a imposição de medidas que os levam à convivência diária com a violência e arrogância ignora destes grupos, que, não raras vezes, à lei da bala aterrorizam os cidadãos.

De qualquer modo, a expulsão baseada exclusivamente em princípios rácicos é uma afronta inademissivel ao ser humano.

Francisco Castelo Branco disse...

caro luis

de que area politico veio o actual presidente?
admiro muito sarkozy mas acho que estas medidas contra os ciganos, muçulmanos, entrada da turquia na UE são muito radicais.
acho que estas medidas se devem ao temor de Sarkozy em relação a um possivel conflito social dentro da sua França.
ou então quer minimizar um eventual atentado terrorista

abraços

ernestino disse...

Ao Snr Francisco Castelo Branco.

Que se vislumbre, Sarkozi não violou nenhuma lei francesa no tocante à expulsão dos ciganos ilegais.
Tem fundadas razões para temer um possivel conflito social no seu País (não só por via da presença dos ciganos), e, tem legitimidade para empregar os meios adequados a tentar evitá-lo.

Contudo, em vêz de nos perdermos em debates estéreis de nulo efeito, seria optimo que se ouvisse a opinião dos Franceses que, com a força do seu trabalho e dos seus impostos sustentam uma cada vez mais significativa orda de parasitas, que por opção, (e são imensos), vivem de tal prática.

Um atentado terrorista nunca pode ser minimuzado, pois que, será sempre um acto vil, demonstrativo de baixeza da condição humana.

Francisco Castelo Branco disse...

pois mas não me parece que a solução seja expulsar.

que tal integrar? promover convivencia social?

o facto de expulsar só vai provocar odio e revolta.