domingo, 28 de novembro de 2010

A vitória de Marinho e Pinto.

Não me surpreendeu nada a vitória de Marinho e Pinto nas eleições para a Ordem dos Advogados. Já aqui tinha escrito há mais de um ano e meio que a estratégia completamente disparatada da sua oposição apenas iria levar à sua continuação à frente dos destinos da Ordem por muitos anos. Foi o que efectivamente se verificou.
As eleições demonstraram também de uma vez, para quem ainda tivesse dúvidas, que são os votos e não os apoios que decidem quem é eleito para os cargos da Ordem. Não vale por isso a pena surgirem candidatos exibindo apoios de antigos Bastonários ou de Presidentes dos Conselhos Distritais, julgando que tal os coloca na frente da linha de partida. Efectivamente, os apoiantes só garantem o seu próprio voto e na hora das urnas é a personalidade do candidato que efectivamente conta. Espero por isso que nas próximas eleições os candidatos acabem com esta prática ridícula de exibir apoios institucionais e se apresentem ao sufrágio dos candidatos apenas com a sua pessoa e com as suas propostas. É isso e apenas isso que é essencial para os advogados poderem avaliar as suas candidaturas.
Espero ainda que neste novo mandato os órgãos da Ordem terminem com as questiúnculas meramente internas em que foi pródigo o mandato anterior e que nada interessam aos advogados. É confrangedor para muitos colegas, que atravessam enormes dificuldades nos seus escritórios, assistir a discussões sobre a distribuição das receitas da Ordem pelos seus órgãos ou sobre as remunerações dos seus funcionários. Exige-se antes que os órgãos da Ordem estejam integralmente virados para a defesa da profissão e dos advogados. É isso que os advogados têm o direito de esperar da sua Ordem.

2 comentários:

linhassoltas disse...

Concordo integralmente com o que escreve. Os advogados souberam eleger a figura certa para dirigir a ordem dos advogados!
E.S.

Francisco Castelo Branco disse...

Não estava por Marinho Pinto, como advogado estagiário acho que está a fazer tudo para que estes não consigam entrar na Ordem.

O discurso do actual bastonário mina completamente a OA quer dentro quer para fora.
Mas também os outros candidatos nesse aspecto não eram melhores.

Espero que este mandato seja mais pacifico mas também de soluções e não guerras entre os vários agentes da justiça